Fomos às Berlengas

by - 9.9.20

Berlenga Grande - Forte de S. João Baptista

Praia da Berlenga Grande
O ano tem sido atípico, a pandemia obrigou-nos a refazer planos e a mantermos-nos mais recatados quer no nosso quotidiano, quer nas nossas desejadas e merecidas férias. Sempre com cuidado e prudência lá fomos nós uma semana de férias para o Oeste.

Já há muito tempo que queria ir às Berlengas, então, esta foi a minha oportunidade! Há quem adore, há quem deteste. Geralmente as pessoas queixam-se das gaivotas e dos seus dejectos. Não considerei que fossem em numero exagerado, é verdade que tem muitas gaivotas mas ao longo da visita não me incomodaram absolutamente nada!
          
Gostei bastante de conhecer a ilha. A água é cristalina, em tons de verde e azul, dependendo da intensidade da luz. No dia em que fui o tempo estava murchinho,  nublado, valeu a temperatura que estava amena. Suponho que num dia de sol, estas águas ganham um tom turquesa tornando as praias e a ilha ainda mais paradisíaca.

Saímos da marina de Penhiche por volta das 14:15h, o barco cumpria com as normas de segurança e higiene. Desinfectámos as mãos à entrada, usamos máscara o tempo todo e cada grupo sentava-se num banco com a devida distância. A viagem foi longa, demoramos quase uma hora e o mar estava bastante agitado. Para quem comeu farturas e churros comprados na marina, antes de entrar no barco, posso-vos dizer que a viagem até correu muito bem!

Ao longo da viagem, tanto na ida como na volta, avistamos golfinhos, foi o delírio para miúdos e graúdos. São seres tão mágicos, tão simpáticos, vieram-nos cumprimentar e dar um ar da sua graça!


As Berlengas são um arquipélago composto pela Berlenga Grande, a que visitei, as Ilhas Estelas e Farilhões. Foi declarada pela UNESCO como reserva natural da biosfera. É, portanto, área protegida e com visita limitada de 350 pessoas por dia. Quem gosta do contacto com a natureza e desligar-se um bocadinho do mundo agitado este é o local perfeito! Aqui é possível fazer caminhadas, snorkeling, visitar as grutas, observar aves e fazer praia. Também é possível pernoitar no Forte S. João Baptista mediante marcação prévia.




Quando chegamos à Berlenga Grande fomos visitar a paradisíaca praia com o mesmo nome. A cor das águas é incrível, apetece mergulhar de imediato, nem nos importamos com a temperatura da água! Mal chegamos o Tomás molhou-se todo e andou o resto do dia de fralda e no regresso vestiu o casaco. Levo sempre uma muda de roupa mas desta vez a mochila ficou em casa. É sempre assim... :)


Praia da Berlenga Grande

                                                            

           
Depois, metemos-nos noutro barco e fomos visitar as grutas e dar uma volta à ilha. Ao longo do percurso entramos em algumas grutas, apreciamos o fundo do mar, o barco tinha o fundo em vidro. A ilha é granítica e é incrível como podemos ver a forma de uma cabeça e tromba de elefante numa rocha e a forma de uma baleia noutra.

Elefante (parece) esculpido na rocha

Rocha com a forma de uma baleia
 
Gruta
Ponte de ligação da Fortaleza à Ilha


       

 


                             

Forte de S. João Baptista
Neste passeio à volta da ilha optamos por sair no Forte de S. João Baptista onde fizemos uma rápida visita e depois foi dar corda à sapatilha e subir, subir até ao topo da ilha, perto do Farol Duque de Bragança e seguir até ao outro lado da ilha onde apanhamos o barco de regresso a Peniche. Andamos cerca de 20/30 min. a revezamos com o Tomás ao colo. Foi puxadinho mas valeu a pena, pois, ganhamos uma perspectiva mais alargada da ilha, assim como fortalecemos a nossa massa muscular :) A Carolina é uma guerreira e portou-se muito bem nesta aventura.







Quando avistamos o porto onde íamos apanhar o barco de regresso a casa foi um alivio, pois, caso nos atrasássemos, perderíamos o ultimo barco do dia! Correu tudo bem e ainda tivemos tempo para lanchar enquanto esperávamos pela hora de regresso.



               


Na ilha tem um restaurante que estava fechado para obras, tem um barzinho onde serve bebidas e gelados. Junto às casas dos pescadores tem um WC publico, estava limpo e arranjado.

Já conheciam as Berlengas? Gostaram? Quem ficou com vontade de conhecer? Partilhem a vossa experiência!


You May Also Like

11 comentários

  1. Belas fotos. Não me importava de dar umas voltinhas por lá...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Interesting post! I like your blog. I follow you. Please follow me back: beauty4fem.blogspot.com Glad to meet you. Victoria )))

    ResponderEliminar
  3. Que lugar mais lindos, eu amei as fotos.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  4. Nosso Portugal é mesmo maravilhoso!

    Estou de volta com novo blog e venho convidar te a passar por lá. Beijinhos https://endlessfeelingsoficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Nunca lá fui, mas adorei as fotos! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Que lugar lindo e que fotos incríveis.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Nunca fomos, mas após ver estas fotos, fiquei cheia de vontade de ir!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  8. Não conheço as Berlengas mas fiquei com imensa vontade de conhecer. Adorei as fotos!

    ResponderEliminar